terça-feira, 7 de agosto de 2012

Minha indignação...

Compartilho hoje, com vocês, minha indignação perante dois fatos ocorridos esta semana; um eu presenciei, outro, ocorreu comigo.

1º Fato - INDIGNANTE!

Sábado passado, fui visitar meu esposo no Presídio. Cheguei lá, quase 15hrs, quando já não dá mais para entrar. Mas, moro longe e tem que ter alguém para ficar com meu bebê, já que a visita de criança é somente uma vez por mês e, não era neste sábado. Esse horário, tem poucas pessoas para entrar, então, a fila é mínima; porém, podemos ficar apenas uma hora e meia com nosso familiar/esposo/filho, já que o horário de visitas encerra-se as 16hrs. Mas, hoje não escrevo para reclamar de demora, nem nada do gênero. Foi uma cena que eu vi, no saguão, antes de entrar para a sala de revista corporal.
Havia um preso, limpando os banheiros e arredores. Não. Também não é por este motivo que escrevo com indignação, até porque, sou a favor de trabalho para os apenados, além da remissão da pena, o trabalho dignifica o ser. Fiquei chocada com o modo como ele estava trabalhando, sem luvas, metendo as mãos num pano sujo, pode-se adjetivar o pano de: imundo; como preferirem.
 - "Coitado!" - exclamou uma senhora, comentando sobre a insalubridade do local e que o rapaz estava sem luvas.  A soldado da Brigada Militar que vigiava o rapaz, empunhando seu PR (popularmente conhecido por, cacetete), disse: - "São as visitas que sujam as coisas; chegam a passar a mão com fezes, nas paredes dos banheiros, porque pensam que somos nós (as brigadianas), que limpamos. Mas, quem 'paga o pato', são os presos."
Pra mim chega. O rapaz sem luvas, a podridão dos banheiros que, em dia de visita, não abrem a porta, tal é o mau odor que lá se encontra. Nem gambá aguenta. Mais ainda, saber que as próprias visitas deixam o local de uso comum, DELAS MESMAS, daquele jeito. Falo como se não conhecesse o local, porque raramente, utilizo banheiro em locais públicos; mas, realmente: coitados dos apenados que fazem a limpeza, muito me entristece saber, que seus próprios familiares, deixam daquele estado deplorável. Por falar em 'Estado', bem que poderiam fornecer papel higiênico, né não?! Talvez assim, as "queridas" não passassem as mãos nas paredes.

Obs.: Doa a quem doer; não estou aqui somente para "defender" os familiares. Críticas também serão vistas, se assim for necessário.

2º fato - INSIGNIFICANTE!

Todos sabem que utilizo do Facebook Maria Esperança e, deste Blog, para compreender mais a respeito do Direito e seus vocábulos, seus macetes; enfim, busco informações e contatos que possam me auxiliar nesta batalha, que é tirar meu esposo do Presídio Central. Dia desses, adicionei um rapaz que, em seu perfil, constava a informação de que ele trabalha no TJRS e teríamos cerca de, vinte contatos em comum.. Fiquei interessada, visto que, o processo de meu esposo, encontra-se no TJ, com o Desembargador Marco Aurélio de Oliveira Canosa e, o mesmo, está há mais de um mês com o processo parado, só para redigir o acórdão, (fico me perguntando, o que há de tão complicado em redigir um acórdão...).
Cá com meus botões, pensei que este rapaz, cuja as iniciais de seu nome são F.V.H., poderia auxiliar-me com algumas questões que tenho; para que eu não precisasse incomodar tanto o Juiz Sidinei Brzuska, que incansavelmente, sempre retorna minhas solicitações. Em minha cabeça, uma pessoa que trabalha no poder judiciário, deveria promover o direito, ser solícito ao atender as pessoas; mesmo que ele não o fizesse fora do horário de trabalho, que fosse educado o bastante para dizer-me que, não dá "assessoria" nem dentro, nem fora do TJ, muito menos em redes sociais. Seria melhor a verdade, nua e crua, do que ele ter me excluído sem nem falar nada. O que fazer em uma rede social, se não, ser sociável?!
Fui educada, perguntei se poderíamos falar uns instantes e - juro!, fui breve. Será que ele sentiu vergonha por não saber responder as minhas questões? Jamais saberei, afinal, desse tipo de gentinha, quero distância. Prefiro educação, cordialidade.

Aproveito o momento, para deixar registrado o meu agradecimento, aos estimados: Sidinei Brzuska, Cynthia Jappur, Carmela Grüne, Rodrigo Puggina, dentre outros - não menos importantes; o respeito e a atenção com que me tratam, é imensurável.

3 comentários:

Alessandra Moreira disse...

Olá, Maria.
Acomponho seus escritos, e não consigo deixar de estar instigada que você me parece um tanto distante do Serviço Social e distante do que é militar pela uma causa Sistema Prisional. Bem as vezes, penso que seres humanos somos diferentes, mas não enquanto categoria profissional. Já deu uma olhada no nosso Código de Ética do Assistente Social. É um código maravilhoso que nos sustenta e inspira um mundo melhor. Sobre vc, pensar que serviço social é só pareceres, laudo social isso é lamentável. Estou te provocando, pois a faculdade é subjetivo, os códigos servem para nos sustentar no fzer profissional. É uma profissão maravilhosa. Mesmo eu fazendo Direito me sinto mais assistente social do que advogada.
Não compreendo o por quê de estares se escondendo com esse face de Maria Esperança. Quando estava na faculdade sempre disse que tinha irmão no Presídio Central a minha era essa. Ninguém falou mal de mim ou qualquer coisa. Meus estudos foram em função disso. Prefiro que sejas a Carolina Duarte. Não Maria Esperança. Vc esta "vendo" que não quero seu mal. Apenas te alertando que seja você. É isso. Somos colegas.

Anônimo disse...

NOS PRESIDIOS LOCALIZADOS,EM NOSSO ESTADO PODERIA COM CERTEZA HAVER MAIS RESPEITO PARA COM OS FAMILIARES,POIS MUITAS DAS VEZES NAO TEMOS CULPA PELOS ERROS DE MARIDOS,FILHOS E IRMAOS,SOU DE PELOTAS E PRECISO RECORRER A PORTO ALEGRE EM CERTOS CASOS,POIS AQUI NUNCA TEMOS ACESSO A PROMOTORES E PRINCIPALMENTE JUIZES,TALVEZ ELES NOS VEEM COMO BICHOS E NAO COMO SERES HUMANOS,NUNCA OUVIR DIZER AQUI QUE ALGUM TIVESSE COMPAIXAO,AO MENOS UM MINUTO PARA OUVIR UM FAMILIAR.MINHA TRISTEZA E VER QUE JUIZ AQUI SOLTA TRAFICANTE E PEDOFILO E CONDENA LADRAO DE BICICLETA E A QUEM RECORRER???????? PELOTAS PEDE SOCORRO,POR TANTA INDIGNAÇAO! OBRIGADA A QUEM PELO MENOS LEU MEU COMENTARIO.

Anônimo disse...

Ainda de PELOTAS muitas pessoas pedem a volta da JUIZA Dra NILDA.. Teriamos que ter um promotor como Dr GILMAR BORTOLLOTO quem um dia!