sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Crime ou não?!

Hoje, estava olhando os episódios passados de HOUSE, minha paixão há tempos! (O House e a série)
Ele estava sendo julgado, por um "erro médico" que levou o paciente a óbito. Lembrei da minha mãe, já falecida - esse ano farão dez anos de seu falecimento. Ela tinha 32 anos e, teve câncer, nas trompas - esse tipo de câncer, não acusa no exame do pré-câncer de cólo do útero -, tinha 3 filhos e uma sobrinha que ela criava. Todos menores de idade. Ela era nova, super alto astral e, nem com a notícia da doença, se deixou abater.
Em meus doze aninhos, na época, não entendia muito do que estava se passando, só sabia que câncer matava e que ela iria morrer. Triste? Nem tanto. O mais triste de tudo, era vê-la PENANDO durante 8 - longos! - meses, em uma cama de Hospital, onde houveram momentos em que ela nem nos conhecia, por conta dos sedativos que davam á ela, por causa das fortes dores. O que fizeram com ela? Não sei. Apenas sei que quando ela faleceu, estava no Bloco Cirúrgico do Hospital Santa Rita (Complexo Hospitalar da Santa Casa), indo para a sua sétima cirurgia. Isso mesmo, sétima cirurgia em oito meses de internação. Detalhe, precisou desta sétima, porque na sexta cirurgia, fizeram um corte "mínimo" em seu intestino e, por conta deste corte, as fezes começaram a sair para fora do intestino, causando uma infecção e a não cicatrização da cirurgia anterior.
O que não sai da minha cabeça e, lembro que minha mãe havia solicitado na época, é: PORQUE NÃO TIRARAM AS TROMPAS, O ÚTERO E O DIABO À QUATRO?!
Afinal, ela já tinha 3 filhos biológicos, uma adotiva e, não se importava de ter que "entrar na menopausa com 32 anos", porque o que ela queria, era viver! Os médicos, que sempre sabem "do melhor pra nós", não quiseram. Simples assim. E foi "simples assim", que criou-se uma metástase (quando o câncer "se espalha" pelo organismo).
E agora, de quem é a culpa? Não posso culpar ninguém?! Isso não é crime, gente?! Alô! Alguém me responde se erro médico ou "achismo", não são tão "crimes" quanto os outros... Não quero a prisão de ninguém, nem queria a cassação de um CRM, somente uma advertência. Poderia ser só isso. Ninguém trará ela de volta, ninguém matará minha saudade.

Nenhum comentário: