domingo, 5 de agosto de 2012

Cada um tem...

... o que merece, o que escolhe, o que procura. 

Foram estes, alguns dos comentários da foto abaixo, postada no Facebook do Juíz da VEC de Porto Alegre, Sidinei Brzuska.

Temos a pretensão de querermos que estes cidadãos sejam "melhores"? Afinal, o que esperar da própria vida? Somos medíocres, hipócritas quando choramos por miséria na África e Ásia, fazemos campanha para melhores condições, enquanto homens que erraram (sim!) e estão pagando por seus erros, são trancafiados em condições subhumanas. Quem condena também é responsável por isso. Muitos dos que estão amontoados em presídios deveriam apenas fazer tratamento toxicológico, mas nossa saúde também está detonada. Deveriam construir escolas de qualidade e não presídios. Não podemos ressocializar quem nunca foi sociável ou reeducar quem nunca teve educação. Devemos começar pela qualidade de vida brasileira, saúde e educação que certamente desafogaremos o sistema carcerário.
Mas, o judiciário não decide quem vai pra cadeia e pronto, ele julga baseado em leis; a nossa legislação é do tempo que se amarrava cachorro com linguiça! Lógico que seria maravilhoso se profissionais como os Assistentes Sociais, podessem dar os pareceres, encaminhando dependentes químicos para tratamento eficiente; mas, o que o SUS nos oferece é internação compulsória por 10 dias, e só. Então eles voltam a cometer delitos e acabam indo presos. Um ciclo vicioso.
Apesar de todo esse discurso, que não somente eu, mas vários cidadãos, defendem (à sua maneira, é claro!), os governantes tapam os ouvidos com buchinhas de algodão e continuam preocupando-se com Copa do Mundo, Olímpiadas e afins, fazendo disso tudo, um teatrinho de votos. Para a Copa, hotéis, aeroportos e estádios. Para os brasileiros, a privação da dignidade mínima. A questão é: o que é realmente urgente, fica guardado nas gavetas, alimentando traças. Isso é fato.
E, mesmo depois de tudo, ainda tenho esperança (porque será que me auto-entitulei, Maria Eperança, hein?!)... risos... Esperança esta, alimentada por pessoas que buscam o mesmo que eu. DIGNIDADE para todos.
Depois dos comentários infelizes, de pessoas que pensam como a maioria esmagadora; pensam errôneamente, quando movem seus dedinhos macios e ágeis, para digitar barbáries do tipo: "cada um tem o que merece". Eis que, em meio ao caos de opiniões, surgem duas, belas opiniões. E, mais belas são as autoras; não poderia esperar nada melhor.
"Se você não tivesse dentes na boca, se você morasse num lugar sem a mínima condicao de dignidade, se quando você passasse na rua ninguém parasse para te ouvir e o pior de tudo, fosse abandonado pela sua família desde pequeno, suas palavras seriam fáceis de ser postas em prática. A questão é que existe uma quantidade expressiva da população brasileira, invisível; e somos responsáveis por cultivar o sentimento de indiferenca. É mais fácil dizer "isso é problema dele". A individualidade e a falta de compromisso com o resto de quem é entregue ao ócio, por falta de dignidade, saúde e trabalho, é imensa. Nós não devemos desejar a ninguém isso, porque é desumano. Preste atenção nessas pessoas, porque Deus está nos lugares onde estamos mais ausentes. Lembre-se: todos são chamados, poucos os escolhidos." Carmela Grune
Discorda dos argumentos da Carmela? Ótimo, apresente-me os seus! Se concordas, baterás palmas ainda, para Jaqueline Ferreira, que diz:
"Se quiser eu digo: vemos seres humanos com seus corpos presos; por que nós, os que acreditamos erradamente que somos ''certinhos'', ODIAMOS um ao outro, e sempre que podemos matamos, prendemos, raptamos, roubamos as crianças de seus lares, excluímos quem não tem dinheiro, odiamos a todos. Na verdade, inclusive a quem é bonito, sobretudo se for bonito e rico... vixi, haja ódio. Mas, negros, pobres e desprezados pelo social, o que um sistema horrível, perverso e capitalista faz é isso : humilha, tira a dignidade do sujeito... E eu aprendo muito aqui (referindo-se ao Facebook), onde leio: ''que lindo'', ''ele dorme em paz'' ou pior, ''cada um tem o que merece'' ou, ''o que é isso, que horror''; como se nós não soubéssemos que na nossa esquina, de cada Cidade, tem uma delegacia cheia de presos, leia-se, excluídos da sociedade, lixo que o que se considera não-lixo, prende e castra!"
É mole, ou quer mais?! Quer mais argumentos pra dizer que cada um tem o que escolhe, o que merece, ou o que procura?! Eu dou.
Fotos: Sidinei Brzuska

Alguém pode me dizer, se este ser, MERECIA estar assim? Se este homem, ESCOLHEU estar assim? Se este ser humano, PROCUROU estar assim?! É muita cara de pau, é muita falta de compaixão, é muito ódio e rancor depositados em um só coração.



Nenhum comentário: