quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Esclarecimentos...

Pessoal, desde que fiz o Blog e o perfil no Facebook, pessoas de todos os tipos, cores, gêneros, credos, enfim... me adicionaram e, eu os adicionei. Eis que, aparece uma moça que, primeiramente, pensava - e acho que ainda pensa! -, que eu era uma rapaz (amor perdido da vida dela...). Até aí, tudo bem, me expliquei, mandei o vídeo em que eu apareço dando um depoimento e, sinto que ainda assim não convenci... Ao longo da "amizade", íamos discordando alí, concordando aqui; até que num belo dia, questionei tanta implicância com a MINHA opinião e, ela me excluiu... Até porque, quando escrevo, são as minhas opiniões - na maioria da vezes, consigo atingir o pensamento daqueles que lutam pela mesma causa e, se não consigo, paciência.
Hoje, dando uma passeada pelo meu Blog, utilizando os comentários dos leitores como inspiração e força, li um comentário desta mesma moça. Compartilho com vocês:


Agora, vou esclarecer melhor as coisas, pra própria Alessandra Moreira e, para quem desejar saber.

Eu era estudante de Serviço Social e tranquei, por conta da minha gestação. Hoje, meu bebê tem quase seis meses. Mas, não desejo retornar. Prefiro o Direito ou a área da comunicação; acho que são profissões mais "autônomas" do que o Serv. Social e, reforço: é a MINHA opinião. Se queres saber, sim!, já li o Código de Ética da TUA profissão. Não sou formada ainda, não decidi se essa será a minha profissão e, é meu direito questionar os trabalhos desenvolvidos, as áreas e formas de atuação dos profissionais, etc.
Penso que não sou distante da causa que tu diz ser nossa, as melhorias no sistema prisional. Alguém tem alguma dúvida a respeito da minha forma de protestar? Meu protesto é branco, é limpo, é escrito, é tocante, é minha forma de EXPRESSAR. Cada um tem a sua maneira de externar as emoções e as indignações, não compreendo tamanha desconfiança.
E, por último e MAIS IMPORTANTE: Não me escondo através da Maria Esperança, se tiveres um tempinho, dê uma lida  no primeiro post do Blog. Eu explico o porquê do pseudônimo e, acho muito lindo ter um pseudônimo; uma forma de homenagear alguém, até eu mesma, meu eu-lírico fala por aqui. Se eu estivesse me "escondendo", como te referes a mim no teu comentário, jamais saberia que sou a Caroline Duarte, não é mesmo?! A Maria Esperança, é tudo o que vive dentro de mim, em relação ao cárcere e assuntos referentes a ele. A Maria Esperança, éo esconderijo dos meus pensamentos, não de meu rosto; pois, inúmeras vezes, compartilhei com os contatos/amigos, meu perfil pessoal, fotos da minha família, e o vídeo em que apareço dando um depoimento à Carmela Grüne. Por falar nisso, MUITAS pessoas que encontram-se em meu Facebook Maria Esperança, me conhecem pessoalmente.
Sou e sempre serei a Caroline Duarte, mas tenho o DIREITO de ser quem eu quiser, quando trata-se da minha arte de escrever. Aceito todas as críticas e opiniões; mas, como viestes a público, escrever o que já me havia escrito semanas atrás, decidi esclarecer publicamente também. Caso alguém tenha as mesmas dúvidas que tu, estão aqui, escancaradas as respostas.

Independente de qualquer coisa, fico grata pelas contribuições do amigos, pelo pessoal que acompanha o Blog e, pelas críticas, na maioria das vezes, construtivas.

Paz - Luta - Abraços!

Obs.: Quanto a falarem de mim, ou não, pela condição de esposa de uma apenado, serei bem franca: FALAM SEMPRE! E, não é por isso que "me escondo". É por respeito a meus familiares, a meus amigos, a meu filho. Porque já sofri muito preconceito em relação a isso , sempre que me coloco como defensora de direitos humanos, de direitos dos presos... Cada uma faz da sua vida, o que bem entender. A minha, está cheia de "Marias" pra ajudar e, cheia, muito cheia, de ESPERANÇAS!


3 comentários:

Karla disse...

Não entendi o que ela quis dizer.Acho que vc tem o direito de questionar o curso e a profissão,já que poderia estar perdendo tempo trilhando algo que não a satisfaz,assim como eu até já disse querer o contrário,fiz Direito e sinto a necessidade de fazer Serviço Social,vc tem todo o direito de fazer o mesmo!Quanto ao fato de não usar seu nome,também não entendi,pois como vc mesma disse,vc já postou até um vídeo dando um depoimento,não vejo o fato de usar o "Maria Esperança" como forma de se esconder,mas sim de se preservar,pois muitas são as pessoas que julgam a luta por um sistema prisional mais humano como um absurdo e nos atacam,nos fazem passar aborrecimentos e etc e sinceramente ninguém é obrigado a passar nervoso por um ou outro ignorante que nos ataca!

Paula Berlowitz disse...

Desrespeito, hein?! Ela que chegou te expondo no comentário que ela fez no blog e lá no facebook se ofendeu por teres postado o nome dela?! Não vejo teu codinome como um "disfarce" e sim como um título poético para tua luta! Quem se esconde não mostra a cara, né?! Vai lá, guria! Não te abala e continua com tua nobre luta e botando teus sentimentos pra fora da maneira que melhor te convir, afinal eles são TEUS e ninguém melhor do que TU para saber como expressá-los! Bjs pra ti e pro teu bebê fofo! =D

Hélio disse...

"Fale-se. Não Cále-se". Jogue duro !