quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Então é Natal...

Noite do dia 24, e aqueles fogos que eu adoro (só que não), não deixavam o Arrozinho nanar. Ele e nosso cachorro, ficaram ensandecidos com o barulho, enquanto eu preparava a comida e as coisas para o dia de Natal. Filhote e eu, iríamos passar o dia com o papai!
Acordei às cinco da manhã, peguei a comida na geladeira, arrumei as mamadeiras do gordinho, fiz o básico que todas as esposas fazem antes de irem para o presídio, arrumar sacola, revisar itens, etc; fomos pra rua. Pegamos o ônibus aqui em Gravataí, quase seis da manhã, chegamos em Porto Alegre por volta das sete horas.
Acontece que era Natal, dia 25 de Dezembro. A Capital estava vazia, ou dormia apenas. Pêssoas bêbadas, banda de pagode ao lado do Mercado Público, trabalhadores; enfim, caminhei um pouco com o Arrozinho dormindo e resolvi subir a Rua Marechal Floriano Peixoto, esta tinha alguns transeuntes e, iria pegar o ônibus Alameda, na Av. Sen, Salgado Filho, que para em frente ao PCPA.
Quando estava passando a entrada da Loja Marisa, que tem na Marechal, um rapaz me aborda e anuncia o assalto, empunhando uma faca em direção ao gordinho. Comecei bem de Natal, né não?! Nessas horas, se pensa no que mesmo?... Em nada. Mentira! Pensei em tudo o que se possa imaginar. Nas outras vezes em que fui assaltada (sim, houveram outras vezes), reagi, corri, gritei, assumi os riscos. A última vez, estava grávida do Arrozinho e, deixaram na portaria do prédio onde morava, minha bolsa, com maquiagens, documentos e a carteirinha de acesso ao Presídio Central; levaram apenas dinheiro e celular, não pouparam nem as moedinhas de cents de dólar, que eram lembranças de minha mãe.
Dessa vez, não poderia nem gemer, porque estava com meu filho. Descobri naquele instante, que ser mãe é pensar mais no pequeno ser, do que em nossos caprichos. Pude provar que reagi como uma mãe mesmo. Mas, confesso que pensei que meu coração iria parar. Não estava preocupada com o dinheiro, com o celular, nem nada do tipo. Pensava assim: Se ele leva minha bolsa e o gordinho sente fome? Sei lá, passou tanta coisa em minha mente. Só lembrei de balbuciar que estava levando o bebê para ver o pai no Presídio.
Em cheio! Ele só levou minha niqueleira, onde guardo meus "milhões", pois não carrego mais carteira e aquele bando de documentos. Tá certo que, para os dias de hoje e a minha atual situação, a quantia que ele levou era razoável. Mas, fazer o quê?!
Parei um pouco, no meio da rua mesmo. Não chorei e, ainda não o fiz; está entalado o choro, assim como o grito que quis dar. Mas, Deus não me deixou na mão... teve passe-livre em Porto Alegre! Logo que cheguei em frente ao Presídio e comentei com a moça da mercearia onde deixo minha bolsa, ela me emprestou o dinheiro para voltar pra casa, (pra POA não precisava, mas pra Gravataí sim!), e para comprar algumas coisas que faltavam. Também, pudera... Há dois anos que deixo meus pertences sob a guarda dela!
Chegando na Galeria E1, amorzão percebeu que eu estava estranha. Contar pra que? Pra ele ficar nervoso, pra ele se culpar, pra ele saber tudo o que acontece? Não preciso de choradeira, nem de nervosismo, muito menos de babá. Deixei o dia limpo, claro e feliz, como tinha que ser. Arrozinho dormiu grudadinho no papai, quase a manhã toda. Almoçamos juntos, em família. Fomos presenteados!
A amiga Ariane Costa Leite, estudante de Direito da UniRitter, estagiária no Conselho Penitenciário, teve a iniciativa de arrecadar doações de brinquedos, livros, etc., para que fossem entregues aos filhos dos apenados da Galeria E1. Através da Carmela Grüne, idealizadora do Projeto Direito no Cárcere, desenvolvido na E1, as doações foram entregues e, os reeducandos puderam presentear seus filhos com brinquedos, bolas, enfim, alegraram e alegraram-se. Era lindo de ver. Segue foto de um dos presentes que o Arrozinho ganhou do papai. Tem uma bola também, mas anda pela casa. Consegui "salvar" o aviãozinho!


Nenhum assunto foi sobre demora do judiciário, recesso, estresse, coisas ruins. Conversamos apenas, sobre a importância que terá nossa união, para o nosso filhote; planos para futuros empreendimentos, alguma coisa que possa ajudar outros egressos e, até mesmo suas famílias, uma cooperativa, talvez?!; alguns pingos nos i's e, felicidade. Não saí de lá com peso nas costas, nem tristeza no olhar. Ele sabe que está acabando o período difícil e uma era de alegrias e liberdade está cada vez mais próxima; sabe também, que faço tudo o que está ao meu alcance e, se não alcanço, dou um pulinho e pronto!, tudo resolvido.
Depois de passar nos computadores e dar saída no sistema da SUSEPE, outro presente! Como havia comentado outrora aqui no Blog, no post Amenizando o Sofrimento (http://www.amornocarcere.blogspot.com.br/2012/10/amenizando-o-sofrimento.html), a Brigada Militar, através de seu efetivo no PCPA, distribui mimos para os filhos dos presos. Pensei em não pegar nada para o Arrozinho, visto que ele já havia recebido presentes "do papai". Larguei minha ficha de saída no balcão e, ao virar de costas, uma Soldada da BM gritou: "Moça!, tem um presentinho pro bebê!" - era um ouriço laranja, de borracha, daqueles que têm apito e é bem gostoso de morder...






Óbvio que papai perdeu o prestígio! - risos. Este, é colorido, macio, e faz barulho!! (Papai nunca poderá ler este trecho do Blog...) Além dos brinquedinhos, as crianças recebiam iogurte e um baita sorriso, daquelas que poderiam não ter noção, do tamanho do bem que estavam fazendo.
Confesso aos amigos que, não presenteei o Arrozinho. Comprei apenas uma roupinha, para que ele possa passar o Ano Novo, bem bonito ao lado do papai e, quem me pergunta o que dar à ele, a resposta está na ponta da língua: Fraldas! - risos. Mas, ele ter sido presenteado lá, não tem preço.
No mais, adoráveis pessoas que lêem o Blog, estamos vivos e resistimos a mais um "episódio da vida real". Só tenho a agradecer, e parece que estou sendo chata, sei que estou, por ficar agradecendo... Mas, é assim! Obrigada à Carmela, à Ariane, aos demais que fizeram suas doações e eu não sei quem são. Obrigada a BM, em especial, Adriane, Sandra, Ivanilde, Guerra, Neves, Franciele, e tantas outras super queridas, que não lembro o nome. "Obrigadão" ao pessoal do Face, que me aguentam dia e noite, vibram, choram e riem comigo; aos Juízes Mauro Caum e Sidinei Brzuska, aos tantos advogados e professores que me guiam, aconselham e aturam!
O Natal já passou, mas, desejo a todos vocês, um próspero Ano Novo, repleto de alegrias, conquistas, lutas, realizações. Não esqueçam de fazerem  muito amor, porque move o relógio do mundo e, de darem muitos beijos e abraços em quem se ama!





A propósito, está na cabeça do meliante, a bola que papai deu a ele. Murcha, mas tá valendo a foto! ;)


Um comentário:

DIVIRTA-SE ENQUANTO A SUA PELE ESTIVER ROSADA!! disse...

Fico feliz que tenha gostado. Recebemos mais de 250 brinquedos de diversas pessoas, entre elas Ariane, Najla, Andressa, Sandra, Crefono, a gente fica feliz em poder proporcionar um dia especial. Infelizmente é uma fatalidade essa onda de assalto - dá raiva, mas menos mal que nao aconteceu nenhuma agressao a ti e ao Marcos, sabe que torço por vocês e sinto falta tbm. Feliz 2013 - muitas coisas boas virão! bjo Carmela