sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Emoção

Hoje, mais do que nunca, escrevo emocionada. Como muitos já sabem, meu esposo encontra-se recluso e  cumpre sua pena no Presídio Central de Porto Alegre; como ele mesmo diz, "mora" na Galeria E1, onde se desenvolve o projeto Direito no Cárcere.
Sexta feira, dia 09/11, iniciou-se o I Ciclo de Estudos Direito no Cárcere, no auditório do PCPA; foi também, a primeira apresentação pública dos detentos. E, só para constar, na quinta feira, completamos 4 anos de casados, fiquei duplamente feliz, pois, pude dar um beijo e um abraço nele - com apenas um dia de atraso! - e, ele pôde afofar o nosso filhote, mesmo que por alguns minutos, sei o quanto esses momentos são importantes e valem a pena para eles.
Foi tudo muito lindo e emocionante. Estavam presentes familiares, estudantes, BM's, ativistas dos DH's, membros de ONG's, etc. Todas as presenças super importantes, todas as pessoas, livres de preconceitos ou, ao menos, estavam se dando a chance de livrarem-se deles.
Percebia os olhares atentos às falas dos presos que estavam se apresentando, eram olhares curiosos, emocionados, piedosos, humanos. Olhares que me faziam crer ainda mais no ser humano, humano de verdade, que ouve antes de julgar.
Foi lindo ver os depoimentos, ainda que eu seja suspeita pra falar, né... as palavras estavam carregadas de sentimentos, em nenhuma fala, mencionaram ódio, vingança, nem nada do gênero. Estavam felizes com nossa presença, pessoas que se importaram com a situação, que levaram doações, mesmo sem saber o que poderia ter pela frente.
Teria tantos nomes para citar, agradecer, mencionar; tantas pessoas preocupadas com a minha situação, com o meu filho, com o meu esposo. Tantas pessoas que dedicaram uns minutos das suas vidas, e se dedicaram a ouvir sobre a minha. Me senti confortada.
Ah!, se as pessoas soubessem como foi bom. Pude beijar meu esposo mais uma vez, pude tocá-lo, vê-lo brincar com nosso filhote. A amiga Neiva Canalli, registrou o momento. E, que momento! Primeira foto da família reunida. Pode paracer bobagem, mas, tem grande significado. É uma lembrança, recordações de bons momentos, mesmo em meio a uma péssima situação.
Essa fase vai passar, mas as lembranças ficarão, junto com os amigos. O Beto, a Mara e a Neiva da SUSEPE, o Rodrigo Puggina e a Ariane Costa Leite, do Conselho Penitenciário, Ju, Olga, Diovana, Kate, Gisele, Vani, Gabriela, Charles, Priscila, Dona Carmen, todos ficaram guardadinhos no lado esquerdo do peito. Não posso deixar de comentar o abraço da Renatinha, que não titubeou, viu em meus olhos que eu precisava daquela mãozinha fofa naquele instante.
Obrigada Mário Luiz Pelz, Cynthia Jappur, Ten. Coronel Santiago, obrigada Carmela Grüne pela iniciativa e pela coragem - sabes do que falo. Continua teu trabalho com essa garra de mulher e esse sorriso de menina, todos acreditam e apoiam teu trabalho, cada dia mais forte, ganhando mais espaço, mais voz!
Obrigada Deus, por colocares essas pessoas em nossas vidas, por emprestar ao mundo, alguns dos teus anjos. E, agradeço também, por me mostrar o outro lado do cárcere - humano, caridoso, preocupado e sem preconceitos.
Li inúmeros relatos, das pessoas que participaram do evento e, em todos eles, pude sentir o carinho com que escreveram as palavras. Como elas têm poder, não é mesmo?! Porque essas palavras, me deram mais forças pra lutar. Essa última semana, foi super produtiva, proveitosa. Corri mais atrás, nessa reta final, as pessoas que conheci me deram um gás a mais pra aguentar as coisas do dia a dia, os trâmites jurídicos e os "coisa-ruim" que sempre aparecem. (Risos!)
Espero que essas pessoas t-o-d-a-s, que vivem comigo esse momento, presentes ou virtualmente, não sumam da minha vida. Quero que estejam ao meu lado pra sorrir também, porque a vitória está próxima.




Agora, depois de ver essa foto, mais mil e uma coisas surgiram em minha mente. As mãos, ágeis, já queriam teclar sem parar. Mas, não há o que falar. Simplesmente é demais. É a representação do mais puro amor. Meu esposo e meu filho, os homens da minha vida. Brincando, sem perceber que o tempo passava, que alguém os fotografava, sem nem mesmo lembrar, que logo mais atrás, eu estava observando. Esqueceram onde estavam, faziam barulhos e ruídos engraçados. Era o momento deles, só deles; mas, decidiram dividir com o mundo. Me orgulho de fazer parte da história deste homem que me deu esse presente maravilhoso. Nosso "Era uma vez", está chegando próximo do "...felizes para sempre".

- Fotógrafo Jai T Junior - www.flickr.com/luchalibreclub (João Antônio Teixeira Junior) - fez lindos registros.






Um comentário:

Hélio disse...

Você ainda fará muito ainda para esse país. Parceria é nome de sua evolução constante, que renasce na sua família.