quinta-feira, 12 de julho de 2012

"R-A-P - A idéia de quem crê!"

O título do post, é uma frase da música Bem Nessa, do grupo de rappers gaúcho, Da Guedes.
O que é RAP? "Rap é um estilo musical raro em que o texto é mais importante que a linha melódica ou a parte harmônica." (Fonte Wikipédia) Mas, o que realmente é o rap? O senso comum, define rap, como a música da periferia ou, pejorativamente falando, música de cadeia.
Vou confessar que, também era preconceituosa. Para mim, rap começava e terminava com Racionais Mc's e seu 'negro drama, entre o sucesso e a lama'. Depois que meu esposo foi preso, e descobri que não se escuta somente rap dentro do presídio (sim, eles escutam até músicas românticas; atualmente, as modinhas são Luan Santana, pagodes diversos e, até Restart!). Mas, passei a olhar o rap com outros olhos. Concordo que seja a voz da periferia, afinal, qual membro da 'high society' que está preso para escutar Mozart e Chopin em seus aposentos carcerários?!
O rap fala por nós, por eles, pelos que calam. O rap é uma forma de expressão popular, encantadora. Acreditem-me, as letras, quando prestamos atenção, falam muito, falam tudo, falam o que as pessoas não têm coragem de dizer. O título do post, como supracitado, é uma frase de uma composição de rap. E, define muito bem o que é este estilo: "R-A-P - a idéia de quem crê!" - a idéia de escrever sobre tudo o que nos aflige, sempre crendo que dias melhores virão.
Como não poderia deixar de mencionar (mais uma vez), o Projeto Direito no Cárcere. Os apenados que encontram-se na galeria em que se desenvolve o projeto - E1 Luz no Cárcere, são expert's em rap. Suas vozes se elevam e conseguem passar para o ouvinte todo o vazio, toda a tristeza e a falta de oportunidade que proporcionamos a estes cidadãos que estão pagando pelos erros cometidos. O rap que é 'meu xodózinho', é de autoria de: Rafael Leandro Silva de Souza, entitulada "Jamais Vou Desistir", muito me emociona. Espero que gostem e curtam a vibe que esse som passa. Melodia super calma, letra muito esclarecedora.

Obs.: Mesmo presos, eles não esquecem do orgulho de serem gaúchos.

"Podem me prender, podem me matar, mas aí a minha voz, ninguém pode calar!
Jamais, vou desistir, tenho fé, que vou sair."
Vídeo gravado no Projeto Direito no Cárcere - Galeria E1 - Coletivo Luz no Cárcere - PCPA 
Direito no Cárcere do Facebook - http://www.facebook.com/DireitonoCarcere

Um comentário:

Hélio disse...

Maria..é isso. O RAP É A ÚNICA EXPRESSÃO originalmente atuante em forma de arte em nosso país, dito DEMOCRÁTICO. SÃO PAULO começou na frente com RACIONAIS. O resto..são apenas ALMAS PRESAS AOS SEUS PRÓPRIOS MODOS DE PRIVATIZAR alguns latinfundios de talentos. Fantástico.