quinta-feira, 5 de julho de 2012

Do ócio, a arte!

Segundo o art. 41 da LEP (Lei de Execuções Penais), todo preso tem o direito ao trabalho e, com ele, a remissão. Sendo assim, se o Estado, em virtude de sua incapacidade administrativa não puder proporcionar trabalho ao preso, ele não deveria ser prejudicado, tendo o direito da remissão garantido. Não concordam? Mas, enquanto essa questão não é respondida, vou dissertar um pouco sobre os trabalhos que os presos desenvolvem nos respectivos locais em que cumprem suas penas.
No Central, diversos apenados cumprem funções, tais como: serviços gerais (cuidam da manutenção e das obras; essa semana mesmo, estão reformando a entrada das visitas!), alguns cuidam do canil, muitos são cozinheiros (trabalham na cozinha geral do presídio), etc. Mas, a função mais curiosa é: Plantão da Chave. Isso mesmo que você está pensando: "Como pode, o próprio preso cuidar das chaves dos portões do presídio?". Não se engane... Eles cuidam somente dos cadeados dos portões das galerias, a chave  do portão de entrada e saída, é única e exclusivamente da BM. E, cuidar da chave, não deve ser 'tão boa coisa', afinal, são os primeiros a se darem mal no caso de uma rebelião. Pois, a maioria dos demais apenados, não aceitam muito bem, o fato de outros presos trabalharem para/com a Brigada Militar; ainda mais, neste ofício! Mas, muitos nem se preocupam com nada, afinal a remissão e a possibilidade de sair do ócio, já compensam. E muito.
 Foto: Sidinei Brzuska - vale ressaltar, que todo apenado que trabalha no Central, usa um colete laranja como este, com a identificação do setor em que exerce sua função.

Uma pena, que essas oportunidades não chegam a todos os presos, afinal, são quase cinco mil homens, não tem trabalho para todos. Coloquei a frase desta forma, ainda que receberei críticas a respeito da mesma. Não quis dizer que não há serviço, quis dizer que não há como organizar trabalho para todos naquele local; visto que, também não é a intenção do governo, senão, eles estariam "virando concreto" para as Secretarias de Obras e Viação espalhadas pelo RS.
Foto: Sidinei Brzuska - preso fabricando chaveiros. Não tenho a informação de qual estabelecimento prisional foi feito este registro.

Contudo, muitos dos presos, buscam algo para fazer, ocupar a mente  e o tempo ocioso. Alguns criam cantinas clandestinas (me aprofundarei no assunto em outra oportunidade), outros montam oficinas, alguns cortam cabelos, montam chaveiros/costuram bolas/montam bijouterias para empresas privadas em troca de uns tostões e dias de remissão de pena;
 Foto: Sidinei Brzuska - presas pintam bonecos Bob Sponja.

Mas, com toda a certeza, posso afirmar que a atividade que mais exercem é o artesanato. Criam móbiles com linhas e fitas, confeccionam peças de crochê, fazem esculturas com cartolina, outros esculpem em sabonetes, tenho a informação que em alguns presídios eles bordam chinelos (Havainas) com miçangas, tudo muito lindo e os trabalhos são bem caprichados.
Sabemos que o artesanato não os levará muito longe, uma empresa não contrata experts em dobraduras, nem escultores de banho; porém, nos equivocamos em dizer que estas atividades não os ajuda. Muitos tiram o sustento 'da cadeia', dos trabalhos artesanais que vendem para os outros presos, presentearem seus familiares e, ajuda muito a passar o tempo.
Foto: Tais Farias - flores e vaso, feitos de cartolina. Galeria B do PCPA, comandada pela Facção Os Manos.
 Foto: Tais Farias - móbile de corações. Artesanato no PCPA.

Não podemos falar em trabalho prisional, sem falar no depois, sem falar em ressocialização (aliás, quem acompanha o Blog, verá que utilizo muito desta importante expressão), por fim, sem comentar uma iniciativa que muito me emocionou e fez ter mais um pouco de... como é mesmo o nome (?!)... ah! sim... Esperança!
"Empresa que atua na área da construção civil de Porto Alegre, cujo nome não é divulgado atendendo a política de privacidade da instituição, vem empregando vários presos do regime semiaberto, com carteira assinada e encargos sociais. Os resultados têm sido ótimos, para todos os envolvidos. A empresa tem alcançado os seus objetivos, rendendo elogios aos trabalhadores. E os presos, muitos deles, pela primeira vez estão tendo contas bancárias, contracheques, podendo comprar a crédito. Enfim, resgatando a sua cidadania." 
Foto e comentário: Sidinei Brzuska (em breve, farei um post sobre ele)

Agora, compartilho com vocês, algumas peças de minha 'coleção particular' de esculturas em sabonete*¹. Uma pena, que não seja o meu esposo o escultor, ele apenas comprou para me presentear. Mas, o que vale é a intenção, não é mesmo?! 
 Casal de coelhinhos brancos, meus xodózinhos.
 O cupido e a mensagem entregue ao destinatário correto.
O fusca conversível, é a peça preferida do meu esposo. Se vocês pudessem ver os detalhes, entenderiam.
A moto amarela, lembra uma moto que tivemos, todas as peças têm um significado para nós.

E, por fim, a manifestação da ! Muito importante na vida de todos eles, para que, além de depósito de gente, aquele lugar não seja conhecido também, por 'crematório de cérebros' - como diria o amigo Hélio Rodrigues.

"... cuida do meu coração, da minha vida, do meu destino, do meu caminho, cuida de mim!"
Cuida de mim, dele e de todos que lá se encontram; seja a trabalho ou, por cumprimento de suas penas. Cuida daqueles que têm compaixão e o mínimo de consciência de que, todos merecemos uma segunda chance e, aqueles que sorriem ao ver a desgraça alheia, perdoe. Amém.

*¹ - O rapaz que fazia as esculturas que recebi de presente, foi assassinado, quando saiu do regime fechado, para o semi-aberto.

#Gostaria de lembrar, que em meus textos, sempre comento e posto fotos a respeito do Presídio Central, porque é o único que tenho contato e posso falar com propriedade.

2 comentários:

Anônimo disse...

...ANTES ARTE DO QUE TARDE.ANTES POESIA DO QUE A GRADE.ANTES AMOR...QUE NÃO SE RESGUARDE.ANTES UM SORRISO DE UMA CRIANÇA DE OLHOS AZUIS QUE NAO DESARME.ANTES UM "REPPER FIEL A SUA AMADA" QUE LHE TANGE HUMILDADE.ANTES UMA DEMOCRACIA LATENTE..MOSTRANDO SEUS DENTES.ANTES UMA GUERREIRA DE PAZ..COM SUA DIGNIDADE ASCENDENTE.ANTES UM HOMEM COM A ESPERANÇA.ANTES SEJA O ORIGINAL, ANTES SEJA O TRABALHADOR. ANTES SEJA O SOCIAL, DO QUE A COLUNA SOCIAL DAQUELE DESDENHADOR.ANTES SEJA O FATO, DO QUE A NOTICIA MAL CONTADA. ANTES SEJA O RELATO, DO QUE A IDENTIDADE RASGADA NO ATO. ANTES SEJA UMA MULHER DE "FIBRA ÓTICA" PARA SER VELOZ ANTES DOS GALOPES DA IGNORÂNCIA. ANTES SEJA A PERCUSSÃO CONVERTIDA EM AÇÃO. ANTES SEJA A TUA LETRA, QUE CONVERTA VOCÊ EM LIBERTAÇÃO. ANTES SEJA ALGO QUE ADMIRE VOCÊ. ANTES SEJA O SEU EXEMPLO SUBLINHADO NA CONSCIÊNCIA DE SEU DIA. ANTES SEJA VOCÊ APERTANDO AS TECLAS DO SEU "UFC", NOS OLHOS DA MIDIACRACKEADA DE SUA PRÓPRIA MORPHINA PERFUMADA DE ANTI DEMOCRACIA. SEJA ISSO, E NAO SEJA AQUILO. NA SUA "VEP" ( VARA DE ELEGÂNCIA POSICIONADA ) SUA SETENÇA É ANTES UM SONO DE ESPERANÇA REGADO AO SONHO COMUM DO MUNDO ; FELICIDADE NUM HORIZONTE SEM FIM REGADO AO BANHO NUM PARAÍSO PERFUMADO. FÉNERGIA EM VOCÊ. ( DESCULPE A POESIA MAS É MAIS DO VÁLIDO A CONDIÇÃO DE SUAS LETRAS )

Anônimo disse...

Maria Eperança,mulher de FORÇA E GUERREIRA como já comentei outras vezes , vc é nossa voz aliás nossas "escritas" fala o que na maioria das vezes nós não temos coragem , mas é tudo que sentimos e vivemos,seu blog é maravilhoso se é que posso falar esta palavra diante desta situação em que estamos vivendo, querida que seu GRITO seja para esclarecer certas pessoas que falam muito e não fazem nada,só críticas sem saber o que na verdade acontece nós sabemos e vivemos este inferno todo, com esperança de dias melhores, que Deus continue te dando forças, para continuar sua caminhada ,SIMPLISMENTE JACKIE.