sábado, 30 de junho de 2012

Sejam bem vindos!

 Inspirada no Blog da amiga Carmela Grune (Advogada, escritora e ativista) - www.direitonocarcere.blogspot.com -, que apresenta fotos, vídeos, histórias, músicas, etc., do trabalho desenvolvido por ela em parceria com o MP e a SUSEPE, em uma galeria do PCPA (Presídio Central de Porto Alegre), tomei coragem e decidi escrever a respeito do cárcere também. Porém, através da visão dos familiares, já que me incluo nesta categoria.

Para resumir, sou esposa de um apenado que cumpre sua pena no PCPA desde 2010. Só para esclarecer: Não tenho a pretensão de receber elogios, nem estou aqui para fazer sensacionalismo. Estou apenas, abrindo um espaço para que os familiares e amigos também possam expressar o que sentem. Porque, existem vários meios de, os presos e os demais envolvidos no sistema prisional externarem a situação, mas o lado da família, pouca gente olha.

Buscamos melhorias nas condições de saúde, de saneamento básico, de infra-estrutura. Não queremos um Hotel 5 estrelas, como muitos questionam sarcasticamente, queremos apenas o que é de direito básico de um ser-humano, está na Constituição para quem quiser ver.

No geral, é isso. E, meu nome não é Maria, muito menos Esperança. Esse é um pseudônimo escolhido por dois motivos: 

Maria - Em homenagem a Sra. Maria Ribeiro Silva Tavares, Assistente Social, fundadora do Patronato Lima Drummond - www.patronatolimadrummond.org.br -, primeira gaúcha a defender a ressocialização e que, ajudou a recuperar milhares de presos. 

 Esperança - Bom, esperança, não há muito o que explicar. Sou mais uma, entre tantas "marias" cheias de esperança, nas filas dos presídios, Brasil a fora.

Abaixo, foto da Sra. Maria Tavares, na comemoração dos seus cem anos de vida.

Foto: Sidinei Brzuska